6 dicas úteis para otimizar a página da empresa no Facebook

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Estar presente no cotidiano do consumidor é muito importante para o reconhecimento e notoriedade de uma marca, nesse sentido, as mídias sociais são importantíssimas nas estratégias de marketing de uma empresa.

O Facebook, por exemplo, cuja história de criação já virou até filme, é a principal em todo mundo, com milhões de acessos por mês. Somente no Brasil, são mais de 100 milhões de contas, que se conectam não apenas com amigos e familiares, mas também interagem com companhias. Assim, estar presente nessa rede é uma ótima maneira de trabalhar a estratégia de posicionamento e reconhecimento da sua marca, engajar a audiência, gerar leads e, consequentemente, vender produtos e serviços.

Mas se você acha que preencher uma fanpage com logotipo no perfil, foto de capa e uma descrição da empresa é tudo, acompanhe este artigo, no qual compartilhamos 6 dicas para você melhorar ainda mais a eficiência da sua página! Vamos lá?

1. Adicione suas conquistas criando marcos

A sua empresa tem uma longa trajetória no mercado ou grandes conquistas, como prêmios, lançamentos de produtos e participação em eventos importantes? Então você pode criar marcos na página do Facebook para contar a sua história.

Para fazer isso é muito simples: basta ir até a fanpage da sua empresa; nas opções de publicação procurar por “Adicionar um Marco” e clicar no link. Na tela que se abrir, você escreverá um título, data, local e contará um pouco sobre a conquista, além de adicionar imagens.

Se preferir, clique em “Ocultar no Feed de Notícias”, se não quiser que a atualização apareça como um post, sendo somente incluída na seção “Sobre” da página do Facebook.

Se quiser conferir um exemplo, você pode visitar a fanpage da DuPont, que destacou o lançamento de novos produtos, aquisições e outras conquistas.

2. Facilite o acesso encurtando a URL

Quando criamos uma fanpage no Facebook, a rede social atribui à página vários caracteres, entre números e letras, deixando o endereço muito grande e, consequentemente, difícil de memorizar e escrever.

Além de não ser ideal para o reconhecimento de marca, dificulta muito quando temos que divulgar a página ou inserir a URL em mídia impressa, como cartões de visita e banners, ou mesmo em mídias digitais, como em um vídeo. Já pensou a dificuldade que seu cliente teria em escrever, em uma pequena tela de celular, um endereço enorme?

Facilite o acesso à sua página encurtando a URL. Para isso, basta ir na seção “Sobre” da sua fanpage, que fica abaixo da foto de perfil e, em nome de usuário, clicar em “Editar”. O título que você escolher, geralmente o nome da marca, será o novo endereço, caso seja aprovado.

3. Seja rápido em responder a sua audiência

Você já notou que, em algumas páginas, o Facebook indica o quão rápido aquela empresa responde às mensagens privadas? A rede social calcula a taxa de resposta e o tempo médio que a companhia demora para responder um contato e disponibiliza essa informação aos internautas, se o gestor autorizar.

Em geral, as pessoas querem ser respondidas com agilidade e, se perceberem que a sua empresa presta um atendimento rápido, as chances de enviarem uma mensagem aumentam e, possivelmente, as oportunidades de novos negócios também.

Se você for ágil, pode ainda ganhar um selo verde do Facebook, indicando essa característica da empresa. Para ganhar o ícone, é preciso conquistar uma taxa de resposta de mais de 90% e responder as pessoas em menos de 15 minutos. Você pode ler mais sobre o assunto na página de suporte da rede social.

4. Utilize as abas da página

O Facebook disponibiliza guias em suas fanpages para que as empresas possam incluir informações específicas. Você pode criar eventos, divulgar empregos, ofertas e escrever notas, por exemplo.

Essas seções podem ser ativadas ou desativadas a qualquer momento pelo gestor da página do Facebook. Basta acessar a fanpage, clicar no menu “Configurações” e, então, na aba “Modelos e Guias” e escolher as opções desejadas, além de organizar a ordem de exibição. Além de utilizar as abas padrões, é possível adicionar extras, como Grupos, Vídeos ao Vivo e Notas.

Você pode utilizar essa funcionalidade da página, por exemplo, para divulgar as ofertas da sua empresa, com nome do produto ou serviços, imagem, preço, data de expiração e um call to action. Se um usuário salvar a oportunidade, ele será notificado antes do vencimento, o que pode gerar vendas.

Se a sua página do Facebook já tem mais de 2.000 fãs, você ainda pode criar abas personalizadas, em HTML, javascript ou CSS. Ótima maneira de gerar leads por meio de uma landing page, não acha? Você pode fazer isso seguindo esse tutorial no site de uma solução.

5. Produza conteúdo de relevância para a audiência

Empresas que utilizam o Facebook para veicular a mensagem de sua marca disputam a atenção do usuário com amigos e familiares. Em geral, internautas não entram na mídia social com a intenção de fazer compras ou descobrir novas companhias para seguir. Em geral, eles estão buscando por entretenimento.

É importante entender isso para adaptar a maneira como você conta a história da sua marca, de modo a atrair a atenção das pessoas e engajar os seguidores. Os posts educacionais e de entretenimento devem ser priorizados, mesmo que o objetivo final da estratégia seja vender.

Uma dica interessante é publicar mais conteúdos audiovisuais do que textos apenas, pois imagens costumam ser lembradas com mais facilidade e, portanto, é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca da sua empresa.

6. Adicione um call to action na capa

Além de escolher uma boa imagem ou vídeo que represente a sua marca para a capa da página, você pode inserir um botão com uma mensagem para incentivar uma ação do usuário, como acontece em landing pages, e-mails e anúncios na internet.

Na sua fanpage, você encontrará um botão azul com o título “Enviar Mensagem”, que você pode editar ou excluir. Se quiser utilizar um call to action, o que é recomendável, poderá convidar pessoas para fazer uma reserva com a sua empresa, entrar em contato, saber mais sobre o seu negócio, fazer uma compra ou baixar seu aplicativo.

E então, você aprendeu novas maneiras de otimizar a sua página do Facebook e aproveitar ainda mais a rede social? Siga as nossas dicas para interagir melhor com a sua audiência e ganhar mais notoriedade para a sua marca na internet.

Aproveitando o tema, que tal se conectar com a gente no Facebook? Acesse e curta a nossa página agora mesmo.

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