Você já ouviu falar em Marketing Conversacional? O nome é complicado, mas a ideia é simples: essa é mais uma estratégia criada para melhorar a comunicação com os clientes. Nesse tipo de marketing, a tecnologia e a inteligência artificial são utilizadas para criar diálogos personalizados e em tempo real e, dessa forma, gerar conexão entre cliente e marca.
Através dessa personalização, que utiliza inclusive o nome do cliente durante as interações, é possível oferecer informações diferenciadas no momento certo, facilitando as compras.
Telefones de contato e Whatsapp são estratégias de marketing conversacional, mas, sem essa automatização, seria necessário uma equipe muito grande para atender tantos clientes e visitantes.
E é aí que entram os chatbots que, como o próprio nome já diz, são chats via internet. Através de um software, um atendente virtual é criado e consegue responder vários clientes de forma simultânea e rápida.
Com tantos benefícios, esse método poderoso de marketing tem sido adotado por pequenas e grandes empresas de diferentes segmentos, que têm alcançado bons resultados.
Entendendo um chatbot
Os chatbots são ferramentas que tornam o Marketing Conversacional viável. Neles, mensagens rápidas são cadastradas, de acordo com a necessidade do seu negócio e dos seus clientes. E se você acha que isso pode tornar o atendimento “robotizado”, está enganado. Se a sua loja atrair clientes mais jovens, por exemplo, as respostas podem ter uma linguagem mais descontraída e jovial. Isso aproxima o seu empreendimento dos consumidores e pode, inclusive, te ajudar a criar novas estratégias de venda.
Vale destacar que os clientes têm pressa, por isso as respostas precisam ser simples e assertivas. Códigos de rastreamento, prazos, formas de pagamento, enfim, tudo isso pode ser respondido em um chatbot 24 horas por dia, sete dias da semana, incluindo feriados.
Portanto, além de otimizar o seu tempo de resposta, esses chats aumentam o desempenho e os diferenciais da sua empresa.
Em meio a tantos sites e plataformas de vendas, essa personalização tem feito a diferença. Prova disso é que pesquisa recente da IBM aponta que 99% dos comerciantes relataram um aumento na satisfação do cliente em sites que utilizam tecnologia de agente virtual.
Pontos positivos
Uma das principais vantagens do Marketing Conversacional é a disponibilidade. Assim, aqueles clientes que enviam mensagens fora do horário convencional de funcionamento sempre serão atendidos. E, quando falamos em compras na internet, a rapidez nas respostas é fundamental.
E mais: essa possibilidade de interação, desde a sua prospecção, até o pós-vendas, faz com que o cliente sinta que é importante e tenha uma boa experiência em sua loja, o que agrega valor à sua marca e aumenta suas chances de fechamento de novas compras.
Aplicando o Marketing Conversacional
Agora que já sabemos como esse tipo de marketing funciona e qual a sua importância, vamos falar sobre sua aplicação.
O marketing conversacional pode ser utilizado em websites, redes sociais e aplicativos de conversação, como o Whatsapp ou o Messenger, por exemplo.
Além disso, esse tipo de marketing é muito comum em Call Centers onde, através de sistemas de comando de voz, é possível cancelar serviços telefônicos, consultar saldo bancário e até mesmo comprar novos pacotes para a sua TV a cabo.
Segundo pesquisa da empresa MarketsandMarkets, que entrevistou 1.235 consumidores, um a cada quatro respondentes já utilizaram chatbots para atendimento em bancos, lojas ou e-commerce. Destes, 69% afirmaram que a experiência de atendimento ao cliente foi excelente ou muito boa.
Essa mesma pesquisa aponta que o mercado de chatbots deverá crescer 30% ao ano até 2024.
Clientes feliz, mais vendas
De maneira geral, o marketing conversacional foi criado para tornar o atendimento online mais humanizado e gerar boas experiências para os clientes.
E, em meio a tanta concorrência, tratar os consumidores bem é essencial para o crescimento de qualquer negócio.