Você sabe o que é metaverso? Isso nada mais é do que um mundo virtual, no qual as pessoas conseguem interagir mesmo estando longe fisicamente, fazendo coisas que fariam no mundo real se estivessem juntas, como praticar esportes, realizar compras, participar de reuniões, sair de férias e muito mais. Isso ocorre por meio do uso de algumas tecnologias, tendo uma combinação da realidade virtual e aumentada, por exemplo.
O termo surgiu pela primeira vez em um livro de ficção científica (“Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson, da década de 90), em que os personagens já faziam uso de um universo virtual em 3D para interagir e viver vidas diferentes das que tinham no mundo real.
Agora que você entendeu melhor o que é o metaverso, é hora de saber quais são as principais tendências dele e quais são os seus impactos nos negócios. Confira a seguir.
Quais são as principais tendências do metaverso?
O metaverso traz muitas tendências e, a seguir, vamos apresentar duas que estão bastante presentes. Veja.
Sustentabilidade
Com a propagação das experiências e dos produtos virtuais, a tendência é que menos recursos físicos sejam consumidos, o que geraria uma redução da pegada de carbono. Isso se dá bastante no mundo da moda virtual, por exemplo. Porém, há controvérsias, já que o metaverso emite gases de efeito estufa em quantidade considerável.
Expansão das criptomoedas
O NFT é uma das tecnologias que compõem o metaverso. Desse modo, isso nos leva aos conceitos de blockchain e criptomoedas. Já que esses assuntos serão mais presentes no mundo virtual, pois dentro desse ambiente podem ser feitos negócios que incluem tais tecnologias, a tendência é que elas se tornem mais comuns para as pessoas, incentivando-as a se aprofundar nelas.
Quais são os impactos do metaverso nos negócios?
O metaverso promete trazer muitas experiências inovadoras que mudarão o mundo dos negócios. A seguir, vamos dar a você uma ideia do que essa tecnologia quer tornar realidade, enfatizando primeiro os impactos no relacionamento com o cliente e, depois, entre os colaboradores de uma empresa.
Relacionamento com o cliente
Uma das ideias do metaverso para beneficiar as marcas é a de que, com ele, é possível aprimorar a experiência do consumidor, já que ele dá a oportunidade de os clientes conhecerem os produtos por meio da realidade aumentada, por exemplo. Assim, usar disso para gerar novas oportunidades de venda é uma opção. A empresa também conseguirá fazer eventos para atrair mais clientes e, no caso de e-commerces, os produtos poderão ser vendidos por lá.
Relacionamento entre equipes
Além dos benefícios em relação ao relacionamento com o cliente, o metaverso proporciona uma otimização da interação entre os colaboradores de uma empresa. Por exemplo, podem ser feitas reuniões virtuais — principalmente para quem trabalha de home office —, em que os integrantes da equipe utilizam óculos de realidade virtual para entrar no ambiente e interagirem por meio de seus avatares.
Agora você entendeu o que é metaverso e quais são seus impactos para o mundo dos negócios. Lembre-se de que muita coisa relacionada a essa tecnologia ainda está em fase de teste, mas já se trata de algo promissor.
Gostou das informações apresentadas? Compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas se informem!