Agência de Comunicação ou Agência de Publicidade: quais as diferenças?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Projetar a empresa no mercado, reposicionar uma marca ou transformá-la em referência no seu segmento tornaram-se tarefas mais fáceis com a ampla oferta de serviços de comunicação e marketing.

Uma agência de comunicação, publicidade e até mesmo especializada em marketing digital pode ajudar você a cumprir os seus objetivos, desde que entenda o que cada uma delas pode fazer e, acima de tudo: que você saiba exatamente aonde quer chegar.

Muitos empresários pecam neste ponto: eles não sabem o que realmente querem. Neste artigo, vamos mostrar a diferença entre as agências e guiar você na tarefa de escolher uma delas. Acompanhe!

O que esperar de uma agência de comunicação?

O trabalho de uma agência de comunicação é mais abrangente e consegue abraçar uma série de nichos. Esse tipo de agência é formado por profissionais como publicitários, jornalistas, especialistas em marketing digital, designers e de relações-públicas.

Uma agência de comunicação tem, geralmente, a seguinte estrutura básica:

Atendimento

Os profissionais desse setor farão a ligação entre a agência e a sua empresa. Eles são os responsáveis por registrar os seus objetivos e necessidades por meio de briefings, agendar reuniões e apresentar dados sobre o andamento do serviço.

Criação

Responsáveis por elaborar uma série de materiais gráficos, que atendam aos seus objetivos descritos no briefing.

Conteúdo

Mesmo se você não possui uma estratégia de marketing de conteúdo, esses profissionais servem para cuidar da elaboração e revisão de textos para folders, redes sociais, sites institucionais, etc.

Programação

Agências que oferecem o serviço de criação e manutenção de sites/blogs certamente contam com programadores para solucionar quaisquer problemas que possam ocorrer nesse sentido.

A missão desses setores é cuidar da imagem da sua empresa, tanto internamente quanto externamente, abrangendo serviços como:

  • assessoria de imprensa;
  • marketing e comunicação interna;
  • marketing digital;
  • construção de marca;
  • propagandas institucionais;
  • planejamento de mídia;
  • construção de plano de comunicação.

Uma agência de comunicação presta também serviços de consultoria. São reuniões nas quais serão apresentadas soluções em comunicação para o seu negócio. Tais apontamentos levam sempre em consideração as suas necessidades naquele momento.

Quando uma agência de publicidade é a melhor opção para a minha empresa?

Você provavelmente conhece o trabalho de um publicitário, mas sabe quando contratar uma agência de publicidade?

Primeiro você deve ter em mente que nem todas as agências desse tipo possuem organogramas iguais. Entretanto, todas elas terão como foco principal a criação de conteúdo e elaboração de estratégias com um objetivo mercadológico.

Ou seja, uma agência de publicidade pode ajudar o seu negócio na criação daquela campanha para promover um novo produto, na geração de clientes qualificados para a compra na web (leads), no layout dos seus materiais promocionais e na estratégia de distribuição dos mesmos.

Entre os principais benefícios que você adquire ao contratar uma agência de publicidade, estão:

  • equipe multidisciplinar;
  • planejamento estratégico e criação de metas em curto, médio e longo prazo;
  • estudo sobre as melhores mídias para veicular a sua mensagem;
  • aumento da sua visibilidade;
  • mensuração dos resultados.

Se o seu foco é atingir o público externo de modo a incrementar as suas vendas ou gerar uma maior visibilidade para a sua empresa, uma agência de publicidade certamente é a opção mais adequada a ser feita.

Especialistas em marketing digital são mesmo necessários?

Não é à toa que muitas empresas têm procurado agências de marketing digital para cuidar das suas estratégias de marketing online. Um ponto favorável desse tipo de agência é que ela consegue entregar resultados em um tempo consideravelmente menor.

Além disso, a mensuração dos resultados é mais perceptível, visto que as estratégias online permitem o trabalho com indicadores de desempenho (KPI’s). Ou seja, é possível ver, na prática, se o seu investimento rende o esperado.

Se você observar o cenário corporativo, vai ver que apenas 7,9% das empresas brasileiras não possuem perfis nas redes sociais e que divulgar a marca, engajar a audiência, aumentar o tráfego no blog/site e ampliar as vendas e clientes são benefícios comuns, observados por elas. Os dados são da Social Trends 2017.

O marketing digital ainda engloba uma série de serviços. Confira alguns deles:

  • SEO: consiste no uso de técnicas de programação e de palavras-chave para melhorar o posicionamento orgânico nos motores de busca;
  • produção de conteúdo: permite aumentar o engajamento e as taxas de conversão por meio de conteúdos úteis e ricos, dispostos em blogs e redes sociais;
  • inbound marketing: é o marketing de atração, trabalha junto com o marketing de conteúdo e tem um custo mais baixo, comparado ao marketing tradicional;
  • campanhas online: gestão de anúncios em plataformas como Facebook Adsense e Google Adwords, por exemplo;
  • envio de e-mail marketing: produção, disparo e aplicação de técnicas e envio de e-mails para o mailing da sua empresa;
  • gestão de redes sociais: planejamento, gestão e produção de conteúdo para os seus perfis nas redes sociais.

Por que eu preciso entender os meus objetivos antes de optar por uma agência?

O que vai direcionar você para o caminho certo na hora de escolher uma agência de comunicação ou de publicidade é, acima de tudo, os seus objetivos. Não é possível colher bons resultados se nem ao menos você sabe aonde quer chegar.

Então, coloque no papel onde a sua empresa está no momento e até onde você deseja conduzi-la. As suas metas estão mais atreladas à comunicação interna? Você precisa elevar o seu índice de vendas? Ou ambos? Depois disso, será muito mais fácil optar por um meio para chegar até o final.

Vale a pena contar com um mix de profissionais?

Agências de comunicação e de publicidade trabalham com o mesmo nicho de mercado, porém, possuem focos diferentes. É necessário entender qual o enfoque de cada uma delas antes de contratar os seus serviços.

Entretanto, se os seus objetivos comportarem pontos que podem ser impulsionados por ambas as agências, não há nada de errado em contar com os serviços das duas.

Dessa forma, você consegue aliados para impulsionar as suas ideais que podem, até mesmo, trocar informações e trabalhar juntos pelo seu objetivo.

E então, conseguiu esclarecer as suas dúvidas sobre as diferenças entre agência de comunicação e de publicidade? Quando você entende que a opção por uma ou outra depende do resultado que você deseja obter, tudo fica mais fácil!

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3 comentários em “Agência de Comunicação ou Agência de Publicidade: quais as diferenças?

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