O conceito de Branding vai muito além de criar uma identidade visual para uma empresa. O Branding é responsável por gerir estratégias de uma marca, considerando seus valores e propósitos, fortalecendo o contato com os clientes e, por fim, transformando aquela marca em referência de sucesso, qualidade e confiança.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter uma empresa grande para investir em gestão de marca. Por outro lado, é possível afirmar que, se a sua ideia é crescer em meio ao “capitalismo selvagem”, apostar no branding é fundamental.
Vamos pensar em um exemplo: a Coca-Cola. Em meio a uma infinidade de refrigerantes, há dez anos consecutivos, a Coca-Cola é a marca mais escolhida pelos consumidores de todo o mundo, de acordo com o relatório anual da Kantar, Brand Footprint. Durante o ano de 2021, a marca foi adquirida pelos consumidores 6,6 bilhões de vezes em todo o mundo, o que representa um aumento de 3% em relação à 2020, com base nas vendas de FMCG (mercado de bens de consumo massivo). A Coca também ficou em primeiro lugar no ranking de mais vendidas do mercado brasileiro em 2021.
E, além de uma ótima gestão de marca – que não precisa nem ser discutida –, a Coca-Cola se destaca por um outro ponto: ela investe em funcionários. Para se ter ideia, ela aparece em 34ª posição no ranking da Love Mondays que elegeu as 50 empresas mais amadas do Brasil, com base na avaliação de seus funcionários.
Calculada a partir de 153 mil avaliações anônimas dos usuários da plataforma, a lista tem como base a nota de satisfação geral dos funcionários e ex-funcionários que publicaram impressões de seus empregadores entre janeiro e novembro de 2018.
Quer mais um exemplo de valorização? Recentemente, a Coca-Cola Brasil deu um passo para garantir direitos iguais entre brancos e pretos dentro da empresa e anunciou mudanças para ter 30% de pretos em posições de liderança na empresa até 2030. A meta é dobrar o número de profissionais pretos em cargos de supervisão e chefia. E é aí que queremos chegar: não adianta investir em Branding, criar uma marca esteticamente linda e uma estratégia perfeita, se os gestores e funcionários, de uma maneira geral, não estiverem alinhados com o seu objetivo e propósito de crescimento.
Investimento em performance
A performance dos funcionários influencia diretamente nos resultados positivos ou negativos de uma empresa, e isso não é surpresa.
Afinal, quando uma empresa investe no crescimento e no bem estar de seus colaboradores, está contribuindo para o seu próprio sucesso.
Melhorar a performance é um processo contínuo, que envolve muito planejamento.
Funcionários valorizados executam melhor suas tarefas e auxiliam diretamente na construção da marca através de interações positivas com os clientes.
Resumindo: funcionários valorizados = marca fortalecida = clientes satisfeitos.
Como melhorar a performance da sua empresa
Uma das principais dicas para melhorar a performance da sua marca é valorizar e oferecer suporte aos seus colaboradores, mostrando que todos são importantes.
Outra dica: trabalhe com feedbacks frequentes. Dessa forma, você consegue mostrar onde os seus funcionários estão acertando e onde poderiam melhorar. E, quando acertarem, não deixe de comemorar o seu sucesso!
Além disso, apresente possibilidades de crescimento para que os seus colaboradores tenham oportunidades de aprender e, consequentemente, crescer. Ter metas e objetivos claros, responsabilidades e papéis definidos também são ótimas formas de melhorar a performance da sua empresa.