Como divulgar a minha empresa em um nicho muito específico?

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Nichos bem específicos fazem muitos empresários terem a seguinte dúvida: como divulgar minha empresa? Esse é um desafio que precisa ser cumprido para que sua marca fale corretamente com públicos como agro, industrial, moda e TI.

O marketing de nicho pode ajudá-lo por meio de um direcionamento objetivo: especificar bem o público para aumentar suas chances de atendê-lo.

Em outras palavras, estamos falando de segmentação. Ao definir quem é seu público-alvo, torna-se possível modelar todas as ações de comunicação. Mas há casos em que a simples segmentação não basta, requerendo foco em partes ainda menores e mais específicas de cada nicho.

Continue a leitura e saiba como divulgar sua empresa em um nicho específico!

Estude e compreenda o consumidor do seu nicho

Compreender os hábitos de compra, o poder econômico, as relações sociais e as preferências das pessoas é fundamental para montar uma estratégia eficaz de divulgação para sua marca. Isso permite direcionar todo o planejamento de marketing.

Comece realizando pesquisas de mercado. Você pode disponibilizar formulários em seu site, encaminhá-los por e-mail, pedir a opinião de clientes ou consultar pesquisas de instituições como o IBGE.

Pesquise também as preferências sociais do seu público. Observe como seu produto pode impactar nas relações dessas pessoas com outras. Verifique se são influenciadas por sentimentos ou hábitos de consumo. Esses fatores possibilitam criar um relacionamento mais estreito com o público.

Sua empresa deve ficar atenta às mudanças de comportamento dos consumidores, identificando as ações necessárias para acompanhá-las. Se o público está mais receptivo aos produtos naturais, por exemplo, pense em lançar uma linha.

Estabeleça uma segmentação nas redes sociais

Não dá para falar de divulgação de marcas sem passar pelas redes sociais, não é verdade? Contudo, a presença de sua empresa nessas redes não precisa ser absoluta, mas é necessária. Achou difícil? Nós explicamos!

Existem incontáveis redes sociais e é muito comum achar que sua empresa deve ter um perfil ativo em todas — o que não é necessariamente verdade. Seu público está em todas as redes sociais? Se a resposta for negativa, então é bom considerar este tópico.

Existem maneiras de participar ativamente dessas redes e impactar o público desejado. Uma delas é ser extremamente relevante — o que não significa apenas entrar na onda de um meme atual ou falar de si todos os dias.

Além de elaborar um conteúdo que importa, você pode impulsionar suas postagens por meio de segmentação. É possível personalizar a visibilidade de um post por meio de critérios que aumentam as taxas de engajamento.

Conhece o seu público de verdade? Então, escreva para ele! Utilize esse conhecimento para segmentar o alcance do conteúdo compartilhado nas redes.

Diminua o funil da base de e-mail marketing

Critérios demográficos nem sempre são suficientes para traçar o perfil de um público de nicho. Informações como cidade, estado civil, idade e renda ainda são abrangentes demais.

Campanhas de e-mail marketing funcionam para divulgar marcas de maneira eficiente e, aproveitando-se disso, você pode afunilar ainda mais a base de e-mails cadastrados em sua ferramenta de CRM.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Algumas delas são:

  • interesses;
  • estilo de vida;
  • compras anteriores;
  • interesse de compra;
  • ticket médio;
  • frequência de compra;
  • estágio no funil de vendas;
  • nível de interesse;
  • comportamento;
  • engajamento com e-mails anteriores e redes sociais;
  • recomendações.

O ponto crucial está na sua capacidade de entender o consumidor. Um simples detalhe pode levá-lo a segmentar ainda mais a base e alcançar um grupo específico de pessoas que têm interesses em comum.

Busque comunidades e grupos específicos

Dizem por aí que os opostos se atraem, mas o que se vê é o agrupamento cada vez maior de pessoas que têm características e comportamentos parecidos. Basta olhar para a força que determinadas comunidades têm.

O público vegano, por exemplo, possui uma rede muito extensa que conecta produtores, consumidores e marcas. Dicas e informações são compartilhadas em encontros presenciais e on-line, principalmente em grupos.

Quem faz parte de um nicho segue perfis nas redes sociais que são referência para o grupo. É dessa maneira que as informações são compartilhadas.

Para que sua marca esteja próxima do público de um nicho, é necessário encontrar esses locais físicos e virtuais onde todos estão. Mas lembre-se de adaptar sua comunicação à realidade da comunidade.

Aposte em anúncios e remarketing em sites de nicho

Aproveitando o gancho do tópico anterior sobre pontos de encontro de públicos que pertencem a nichos, sua marca também pode apostar em anúncios e remarketing nesses lugares virtuais.

O remarketing, apenas para lembrar, é aquela estratégia em que seu anúncio será exibido para o usuário que tiver contato com uma página pré-determinada.

O funcionamento dessa estratégia é simples. Utilizando o Google Adwords, uma busca por algo relacionado ao seu produto pode levar até ele. Ao clicar no anúncio, um tipo de carimbo (cookie) é feito no computador.

Dessa maneira, o Google identifica a máquina e consegue exibir para ela anúncios em outros sites que participam de uma rede de display. Isso também pode acontecer nas páginas de resultados.

Esses anúncios impactam durante algum tempo, no intuito de convencer a comprar. O período, geralmente, é de 30 dias.

Reforce seu branding para esse público

Além de divulgar a empresa para nichos específicos, é fundamental reforçar seu branding. Não basta uma linha de produtos para atender esse público se as ações da marca não acompanham a mesma linha de raciocínio.

Isso significa que, se sua marca deseja conversar com o público de TI, é preciso falar a mesma linguagem em todos os canais e destacar posicionamentos que geram identificação.

De nada adianta lançar produtos extremamente tecnológicos e esquecer de atualizar as máquinas de seu ponto de venda ou não treinar os vendedores para que saibam argumentar e atender às necessidades dos consumidores.

E agora? A dúvida sobre “como divulgar minha empresa” continua? As ações descritas neste artigo ajudarão você a potencializar o poder de comunicação de sua marca com os nichos. Agora é colocá-las em prática para obter os resultados desejados.

Para continuarmos o assunto, mais especificamente sobre branding, baixe agora mesmo nosso e-book: Branding: os fatores que fazem sua marca ser amada.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site:

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856