Como equilibrar o uso de inteligência artificial, automação e um toque humano na estratégia e criação de conteúdo

4 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Por que devo ler este artigo?

A IA pode agilizar sua estratégia de conteúdo, mas sem o toque humano, perde autenticidade. Neste artigo, mostramos como equilibrar tecnologia e criatividade para gerar impacto real para a sua marca.


A inteligência artificial (IA) tem ajudado várias empresas e agências de marketing e comunicação na criação de conteúdo com mais rapidez e eficiência.

É verdade que muitas ferramentas de automação ajudam a otimizar processos, economizar aquele tempinho precioso e ampliar o alcance das campanhas digitais. 

No entanto, o uso de IA só vai ser bom mesmo quando combinado com um toque mais humano. Afinal, conteúdo de qualidade exige criatividade, autenticidade e aquela conexão emocional que a tecnologia sozinha (ainda) não oferece. 

Portanto, o pulo do gato é encontrar o equilíbrio certo entre automação e humanização para uma estratégia de marketing e comunicação ser eficiente e engajar o público. Aqui estão algumas dicas.

Como usar a IA para potencializar a criação de conteúdo

1. Gerar ideias e planejar de conteúdo

Criar conteúdo relevante pode ser um baita desafio, especialmente quando a gente quer tentar encontrar alguma pegada inovadora para aquele post, artigo de blog…

Ferramentas de IA, como ChatGPT e Blog Ideas Generator do Hubspot, podem ajudar a gerar ideias, criar roteiros de vídeos e sugerir aquele “tchan” que você tanto queria. 

Mas a criação de conteúdo pela IA deve sempre passar por um olhar humano, para que a mensagem seja única e autêntica.

Não sei quantas vezes já me deparei com textos feitos por IA com a palavra “jornada” (que, para mim, não diz nada) e adaptei, cortei e propus algo que tivesse mais a ver com o público da marca.

2. Segmentar a audiência

Não se faz marketing de conteúdo apenas com a produção de textos e vídeos. Também é preciso entregar tudo isso para o público certo. 

O Google Analytics e o Semrush permitem segmentar audiências com base em dados, ajudando a otimizar o alcance e a conversão. 

Só que interpretar as informações fornecidas por essas ferramentas ainda são tarefas essenciais para todo bom profissional de marketing.

3. Otimizar o fluxo de publicação

Utilizar uma ferramenta de IA para fazer a gestão de calendários editoriais e programar publicações é uma boa forma de manter a consistência na criação de conteúdo. 

Ferramentas como Buffer e Hootsuite ajudam a planejar e publicar posts e conteúdos nos melhores horários para o público da sua marca. Porém, interagir em tempo real com seu público precisa ser feito de um jeito mais humano e original.

Um exemplo que gosto muito são as redes sociais brasileiras do app Duolingo. As respostas que o social media dá para os comentários do público são pra lá de divertidos. Vale a pena dar uma olhada no Instagram do Duo.

Onde o toque humano faz a diferença

Criatividade e storytelling

Histórias impactantes são o coração do marketing de conteúdo. A IA pode ajudar a estruturar textos, mas é a boa e velha criatividade humana quem cria narrativas envolventes e emocionantes.

E é sempre bom lembrar: o storytelling é uma ferramenta poderosa para ajudar a criar conexão e engajamento, para que sua marca não seja apenas mais uma na criação de conteúdo, mas fique no coração e no imaginário do público.

Autenticidade e identidade de marca

A soma entre o tom de voz, os valores e a identidade da marca dá o resultado que torna um conteúdo único. É por isso que a automação ainda não substitui a necessidade de adaptar mensagens de acordo com o seu público.

Atendimento e interação com a audiência

Automatizar respostas e o serviço de atendimento ao cliente pode ser algo para lá de eficiente na gestão da criação de conteúdo, mas nada supera o atendimento humanizado. Um contato direto e personalizado com o cliente é o que fortalece o relacionamento com o público e transmite confiança.

Atualmente, o equilíbrio entre o uso de  automação e humanização é o segredo para uma estratégia de conteúdo de sucesso. A IA pode otimizar e agilizar vários processos em empresas e agências de comunicação e marketing, porém, é o toque humano que vai ajudar a promover relevância, emoção e conexão de verdade com o público.

FONTES:

Forbes: How To Balance Automation And The Human Touch In Content Strategy 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856