Produzir uma newsletter de qualidade pode ser uma maneira excelente de criar conexão com o seu público e apresentar o seu trabalho.
O e-mail marketing é uma ferramenta incrível e você já deve saber disso. A cada dez adultos que usam a internet, nove têm o hábito de acessar e-mail. Se algum desses nove for um potencial cliente seu, é importante que você se comunique com ele por lá. Por isso, neste texto vamos nos dedicar a dar dicas realmente relevantes de como fazer uma newsletter.
Aqui no blog nós já produzimos um material muito bom sobre como construir uma estratégia de e-mail marketing sólida, e vale muito a pena consultá-lo também. Vamos às dicas?
1. Seja relevante para o seu público
É preciso ter isso em mente sempre. Da mesma forma que não adianta disparar uma mensagem para quem não tem um e-mail, é quase tão ineficiente mandar uma comunicação desinteressante para quem quer ler conteúdos bons. Por isso, antes de tudo, é preciso entender de maneira genuína o que o seu cliente gosta de ler para produzir um conteúdo que seja útil para ele.
A dica número 1 quando queremos elaborar conteúdo para um público é entender muito bem o que temos a oferecer. Então:
- vá até o seu cliente e pergunte sobre seus hábitos de consumo de informação;
- tente também entender quais são seus assuntos de interesse.
Extraia duas coisas importantíssimas dessa pesquisa: se seus clientes leriam uma newsletter relacionada ao seu assunto e quais os temas, informações e formatos ele gostaria de receber.
2. Acerte a mão na frequência
Não se torne cansativo para o seu cliente, nem suma de sua caixa de e-mails. Acertar a mão na frequência de mensagens que serão enviadas pode ser uma informação extraída na pesquisa mencionada acima. No entanto, os testes farão toda a diferença para calibrar melhor a engrenagem da sua newsletter.
Algumas boas práticas dão conta de que é preciso ter contato com o leitor ao menos uma vez por semana, e essa é uma boa maneira de começar. Mas não se prenda a ela. Faça testes com disparos quinzenais e também com mais de um envio semanal. Depois, olhe para os números e compare. Eles dirão qual a melhor opção.
3. Seja notado pelo seu leitor
Newsletters informativas diárias, normalmente ligadas a conteúdos jornalísticos, costumam ser bastante aguardadas pelos seus leitores. Nesses casos, é mais difícil de ela ser esquecida na caixa de entrada. Mas essa não é a realidade de todos, infelizmente. Por isso, trabalhe para que seus e-mails sejam aguardadíssimos pelos seus clientes.
Ainda assim, invista parte do seu tempo em elaborar títulos interessantes para usar no assunto. Tenha em mente que não adianta ter um super conteúdo interessante no corpo do e-mail se o seu leitor não chegar até ele.
4. Torne a leitura agradável
Depois de ser notado pelo seu leitor, o excelente conteúdo que você preparou precisa estar apresentável e escaneável. Isto é, ele tem de estar organizado tanto para quem for ler no celular quanto para os usuários no computador.
Cada vez mais as pessoas dedicam menos tempo da sua atenção para os conteúdos. Você, como leitor, talvez já tenha reparado que, às vezes, apenas passamos o olho por todo o texto antes de ler a fundo. Pense nisso na hora de preparar a sua newsletter.
5. Analise os resultados com eficiência
Além desses pontos, há muitos outros detalhes que precisam ser levados em conta para entender bem como fazer uma newsletter perfeita. Por mais extensa que seja essa lista, sempre chegará a parte em que temos de parar, olhar para os números e analisar. São eles que dirão o que funcionou e o que não funcionou; o que pode ser mantido e o que pode ser melhorado. Jamais negligencie essa etapa.
DICAS FINAIS
Produzir newsletters realmente eficientes leva tempo e é preciso ter recursos específicos tanto de conhecimento técnico quanto de ferramentas. Há dicas ótimas na internet e ferramentas gratuitas para isso. A Kmaleon é um ótimo site para buscar ferramentas gratuitas e pagas, além de ser um Hub de soluções digitais.
Mas se você quiser contar com o auxílio de quem tem experiência no tema, entre em contato com a 2dcb. Teremos o maior prazer em ajudar.